NOTÍCIAS

Microgeração a Gás

Microcogeração a gás natural: solução que combina eficiência energética e controle dos custos – principalmente em condomínios com alta demanda por água quente. Foto: Comgás

Projeto proporciona economia e valoriza patrimônio em condomínio residencial em São Paulo

A cogeração a gás natural é uma tecnologia já acessível ao segmento residencial.

Uma prova dessa tendência é o Ville des Portes, conjunto de prédios no Morumbi, na zona sul de São Paulo.

Em parceria com a Comgás, o condomínio implantou uma unidade de microcogeração a gás. Além de fornecer energia elétrica, o projeto também aquece a água para uso doméstico e uma piscina semiolímpica. O melhor: o sistema contribui para obtenção de certificações ambientais como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), e que podem ajudar na obtenção do IPTU verde, a depender do município em que for instalado.

Conheça o case.

O desafio
Construído em 2001, o Ville des Portes conta com 80 apartamentos. 

O desafio do projeto: implementar, com viabilidade técnica e econômica, uma solução energética capaz de suprir as necessidades elétricas e térmicas do condomínio – o aquecimento da água da piscina, dos ambientes de uso comum e dos apartamentos.

 A solução
O condomínio instalou uma usina para geração de energia, em parceria com a Comgás e a Ecou, empresa especializada em usinas de microcogeração.

O equipamento, uma unidade CHP (Combined Heat and Power) de 75 kW de potência elétrica, gera simultaneamente energia elétrica e térmica a partir do gás natural.

O sistema reúne um gerador, com motor movido a gás natural, que produz energia elétrica. O calor residual desse motor também é aproveitado para produzir água quente. Todo o processo acontece de forma combinada – por isso se chama cogeração.

A operação acontece em paralelo com o fornecimento da concessionária de energia elétrica, o que proporciona mais autonomia e segurança energética.

Os benefícios também são econômicos: a energia elétrica e térmica produzida por essa solução tende a ter custos menores quando comparados aos respectivos sistemas tradicionais.

Totalmente automatizada, a unidade mCHP também garante maior confiabilidade para a gestão operacional. Ela permite, por exemplo, que o operador monitore e controle a temperatura exata da piscina e das centrais, proporcionando mais conforto aos moradores. 

A energia elétrica excedente produzida é devolvida em forma de crédito aos condôminos. Eles podem utilizar esse crédito na sua fatura mensal da conta de luz. Esse processo de compensação de energia está previsto na resolução 482/687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O aporte foi viabilizado sem qualquer desembolso pelos condôminos. Isso foi possível porque a empresa parceira, Ecou, trabalha com modelo de negócio onde realiza todo o investimento nas usinas que instala e opera.

A palavra do cliente
“O projeto foi um sucesso absoluto, com economia para o condomínio e condôminos, e valorização do patrimônio, além da contribuição para a natureza. Temos um retorno do custo da Enel. Cada morador recebe em torno de R$ 160 de crédito, em face a solução da cogeração que foi aplicada. Temos o aquecimento 24×7, sendo que a piscina é aquecida com a sobra do processamento do gás natural. Não poluímos o meio ambiente, pois 100% do gás tem a queima limpa, e liberamos a rede elétrica da sobrecarga.”
Ricardo Cereda, síndico do condomínio Ville des Portes

A palavra da distribuidora
“É uma solução inovadora que irá gerar 100% da eletricidade para as áreas comuns e abatimento parcial das áreas privativas do empreendimento, eliminando a conta de luz da área comum e reduzindo em R$ 160, em média, a conta privativa de energia por morador.”
Carolina Borges, gerente predial da Comgás

“Nossa perspectiva é de expansão acelerada da cogeração, principalmente no segmento residencial, pois o CHP é de fácil instalação comparado às cogerações convencionais. Esta aplicação está em linha com nossas metas de eficiência energética e sustentabilidade, pois a geração distribuída pode contribuir para certificações verdes e atingimento de metas de redução de emissões.”
Ronaldo Andreos, gerente de Geração Distribuída da Comgás

Histórico e antecedentes
A Comgás começou a investir em soluções com microcogeração no ano de 2015, com dois clientes do segmento comercial: as academias Bio Ritmo e Bodytech. Tratava-se de projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Os equipamentos instalados foram mCHPs de 25 kW da marca Yanmar com produção de energia elétrica e água quente para chuveiros e piscina.

Desde então, a Comgás começou a oferecer a aplicação em clubes, hospitais e escolas e, ainda, no segmento residencial, em condomínios com área de lazer ou que tenham central de água quente.

Qualquer cliente que possua demanda elétrica e térmica, na forma de água quente, é candidato. No entanto, o modelo de negócio tem maior aderência no segmento residencial onde a expansão está mais efetiva.

De acordo com o gerente de Geração Distribuída (GD) da Comgás, Ronaldo Andreos, a microcogeração a gás natural proporciona uma excelente proposta de valor para o cliente. O tempo de retorno do investimento (payback) pode ser inferior a dois anos. E a companhia conta com parceiros capazes de fazer a locação do equipamento, sem que o cliente tenha que fazer o desembolso.

A Comgás tem projetos com resultados superiores aos projetados, que proporcionam maior satisfação ao cliente. A economia operacional pode ficar entre 10 e 15%, com investimento de terceiros; e de 25 a 50% com investimento do cliente.

 A Comgás
A Comgás possui mais de 19 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 92 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a companhia atende mais de 2,1 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

Ficha técnica do projeto
Solução técnica:
Cogeração com CHP de 75 kW | Energia Elétrica & Água Quente
Energia elétrica para 100% da área comum e abatimento parcial das áreas privativas
Água quente para duas centrais de acumulação de água quente e uma piscina semiolímpica de 3 raias.

Aprovação pelo cliente:
Ricardo Cereda | Síndico do condomínio Ville des Portes

Comgás:
Antônio Simões Filho | CEO
José Eduardo Nunes Araújo Moreira | Diretor de Vendas
Ricardo Augusto Michelin | Gerente Executivo de Vendas
Ronaldo Andreos | Gerente de Geração Distribuída da Comgás
Carolina Borges | Gerente Predial da Comgás
Juliana Bueno | Gerente de Vendas da Comgás

Equipe envolvida no projeto:
Elton Gedaias | Consultor Geração Distribuída – Comgás
Fabio Zanforlin | Consultor Habitado – Comgás

Ecou:
Luca Garbarino | Diretor Técnico

Condomínio Ville Des Portes: visão externa do sistema de microcogeração. Foto: Comgás
Local escolhido para instalação do equipamento de CHP. Foto: Comgás.
Detalhes da conexão de gás e tubulação de gases de escape. Foto: Comgás
Vista frontal do CHP detalhando o controlador dos sistemas de energia elétrica e água quente. Foto: Comgás

Fonte: Comunicação ABEGÁS

MICROCOGERAÇÃO A GÁS – ABEGÁS (abegas.org.br)